Dicas, Geral, Mercado automotivo

Dica: a importância da calibragem de pneus

Vocês sabiam que a calibragem correta dos pneus pode até reduzir o consumo de combustível de seu automóvel? Além de mais segurança, a calibragem aumenta a vida útil dos pneus. É imprescindível que motoristas sigam as calibragens informadas pelo fabricante de seus carros.

O correto é calibrar os pneus uma vez por semana, ou antes de uma viagem. Sempre com pneus frios, ou seja, em geral no período da manhã, porque as partículas de ar dentro da câmara estão mais estáveis. Se o pneu está aquecido, as partículas estão agitadas, com mais pressão, e a oscilação é grande. A pressão deve ser sempre a recomendada pelo fabricante do veículo.

AUTO SERVIÇORodar com baixa pressão de ar altera a dirigibilidade do veículo, aumenta o consumo de combustível, danifica a carcaça, gera superaquecimento e reduz o número de recapagens. A alta pressão de ar também provoca problemas de dirigibilidade e aumenta a quebra das carcaças por impactos. Nos dois casos há um aumento dos custos operacionais.

Os parâmetros recomendados para a pressão variam de acordo com fatores como modelo do veículo, potência do motor e índice de carga, além das recomendações do próprio fabricante. Em condições normais, as recomendações de pressão são as seguintes:

 

– Aro 13 em média 26 libras;

– Aro 14 em média 28 a 30 libras;

– Aro 15 em média 28 a 31 libras.