Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Dica: cuidados especiais com o estepe

Estepe

O estepe é tão importante quanto o resto dos pneus. A revisão do pneu reserva deve ser feita periodicamente. Este item merece atenção mesmo guardado e sem uso.

Pensando em todo o conforto e prazer em um carro, há algumas situações que os motoristas não querem passar. Um deles é ter que usar o estepe.

O estepe é peça fundamental no seu veículo por isso a importância de estar em boas condições em casos de emergência. Muitos motoristas se esquecem deste item e somente quando precisam vão ver sua real importância. Simples ações podem lhe valer muitas horas de sossego com seu carro. Portanto, cuidado! Não se esqueça de verificar com certa frequência o estado do estepe.

Pneu reserva
Pneu reserva

Em geral, eles ficam “escondidos” no porta-malas. Então, nos diz: faz quanto tempo que você não confere o estado do estepe do seu carro? Se a sua resposta foi “nem imagino” ou “nossa, até esqueci que meu carro tinha um estepe” é melhor ligar o sinal de alerta. Especialistas costumam dizer que os pneus são, depois do motor, a peça mais importante do veículo, e o pneu reserva também deve fazer parte da rotina de manutenção.

As primeiras dicas são que devemos manter o estepe sempre calibrado e balanceado. Ele deve ter cinco libras a mais que os pneus que estão em uso. Caso você precise usá-lo e ele estiver um pouco murcho, especialistas recomendam colocá-lo na parte traseira. Verifique se a banda de rodagem é simétrica. Isso significa que, ao traçar uma “linha imaginária” no meio do pneu, a borracha deve ter o mesmo desenho de ambos os lados.

Além de manter o estepe em bom estado, é importante verificar e levar sempre no carro outros itens, conhecidos como “kit troca pneus”, vejam:

  • Triângulo: é usado para avisar aos outros motoristas que um carro parado na pista está com problemas. Posicione-o sempre a uma distância mínima de 50 metros. 
  • Macaco: indispensável para efetuar a troca do pneu. Quando precisar utilizá-lo, tenha atenção redobrada, um macaco mal colocado pode causar estragos na lataria do carro e até acidentes. O passo a passo encontra-se no manual do proprietário. 
  • Chave de roda: escolha o modelo cruzeta, que permite o uso dos pés para ajudar a soltar os parafusos das rodas. 

Hoje em dia, muitos motoristas se deparam com a questão de roubo de estepe. O roubo dos pneus reserva tornou-se um delito cada vez mais comum nas grandes cidades. Para evitar esse transtorno, procure parar o carro em estacionamentos com uma bandeira conhecida. E, ao entregar o carro para o manobrista, mostre a ele onde o estepe se encontra e verifique na volta. Estacionando seu carro na rua, procure deixá-lo em vias bem iluminadas e movimentadas.

Por muitas vezes, somente quando o pneu fura, é que percebemos a necessidade de estarmos com o estepe em boas condições de uso. Fiquem atentos também e verifique a pressão dos pneus reserva regularmente. Vale lembrar que o estepe tem prazo de validade. Em média dura cinco anos. Portanto, fique atento à série de 12 algarismos que todo pneu possui. Os últimos quatro números revelam a fabricação da peça: os dois primeiro dizem a semana e os outros restantes fazem menção ao ano.

Essas foram algumas dicas para evitar surpresas desagradáveis quando for usar o estepe. Dê muita atenção para ele!