Antigomobilismo, Colecionador, Curiosidades, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

Dia Mundial do Fusca

Parabéns fusqueiros e fusqueiras! O Fusca, uma paixão mundial, é o carro mais famoso e reverenciado no planeta!

 

 

 

Simplicidade mecânica foi um dos trunfos para o sucesso do Fusca.
Simplicidade mecânica foi um dos trunfos para o sucesso do Fusca.

Um sucesso no mundo inteiro, o VW Fusca se consolidou como um ícone do mercado automotivo. E hoje, dia 22 de junho, foi o dia de festejar e admirar por essa obra prima da indústria automobilística, conhecido também como Beetle pelo mundo afora e carinhosamente chamado de Fusquinha no Brasil.

 

Fãs, colecionadores, entusiastas e principalmente para quem é um fuscamaníaco de raiz, hoje o dia foi mega especial! Essa data lembra o início da criação do carro. De acordo com sua história, o Fusca foi o primeiro carro fabricado pela alemã Volkswagen em 1934. Projetado por Ferdinand Porsche, o modelo teve o apoio de Adolf Hitler para se tornar realidade. O “carro do povo” foi um dos veículos mais vendidos no mundo e fabricado no Brasil em duas fases.

 

No Brasil, a produção começou em 1959 na fábrica da Volkswagen de São Bernardo de Campo (SP). O carro virou febre e explodiu em vendas. O design composto de curvas charmosas se manteve, mas o motor ganhou diversas versões, com cilindrada desde 1.2 a 1.6., e teve sua produção finalizada em 1986. A estreia do motor a etanol, em 1980, foi um dos fatos mais marcantes da sua história, quando o Fusca se tornou o primeiro Volkswagen no mundo movido pelo combustível vegetal. Em 1993, o simpático carrinho foi ressuscitado pelo então Presidente da República, Itamar Franco. Mas a nova fase durou pouco, apenas até o ano de 1996, quando sua produção foi definitivamente encerrada. O último modelo foi produzido no México no dia 30 de julho em 2003.

 

Primeiro protótipo do Fusca em 1938.
Primeiro protótipo do Fusca em 1938.

Em 1998, a Volkswagen lançou o New Beetle, com linhas inspiradas na versão original, mas com a plataforma e motor do Golf. Dessa vez, no entanto, não era mais um modelo popular, mas um carro de nicho e com preço bastante elevado. O veículo teve 1 (um) milhão de unidades vendidas em todo o mundo só entre o lançamento e 2010.

 

O VW Fusca, certamente foi o carro que mais mexeu com o imaginário das pessoas em todo o planeta. Não é por acaso, pois trata-se do produto mais bem sucedido da indústria automobilística mundial, com mais de 21 milhões de exemplares comercializados nos cinco continentes.

 

O Fusquinha no Brasil, acompanhou toda a evolução da marca, sendo uma aspiração dos mais diversos apaixonados por veículos. E seu apelo no Brasil foi ainda mais marcante, pois também era conhecido como “O meu primeiro carro”, portanto é e sempre será uma peça fundamental na história de apaixonados por carangos!

 

Como dizem os fuscamaníacos: “O Fusca é, foi e sempre será uma máquina de fazer amigos. A grande paixão e admiração pelo modelo, é inacreditável! O Fusca faz parte da família de muita gente!”.

 

 
Curiosidade: vejam o vídeo abaixo de um comercial antigo do simpático VW Fusca: