Dicas, Geral

Cuidados ao estacionar o seu carro

Ao estacionar ou realizar uma baliza, preste atenção com a distância entre as rodas e o meio fio da calçada. Saiba mais.

A famosa baliza é um movimento que exige prática para ser perfeita e, por vezes, parar o carro rente à calçada pode trazer um transtorno.
A famosa baliza é um movimento que exige prática para ser perfeita e, por vezes, parar o carro rente à calçada pode trazer um transtorno.

Pra começar a conversa, vamos combinar que estacionar é uma obra de arte!!!

Estacionar costuma ser o maior desafio para quem é recém-habilitado, não é verdade!? Afinal, lembramos bem, e muitos motoristas irão concordar que ao tentar estacionar o carro pela primeira vez nosso coração disparou, as mãos suaram, a sensação de que fazer uma baliza era impossível, entre outros medos… Mas, o nosso consolo é que vários outros motoristas experientes também possuem problemas para estacionar, ora por falta de treino, ora por falta de atenção, ou até mesmo por medo de errar. As vezes até brincamos com um amigo quando ele “acerta” a baliza, pois dependendo da “estacionada”, o cara recebe até “parabéns”!! Mas, brincadeiras à parte, hoje daremos dicas e orientações sobre estacionar melhor seu carro, independente se você é um motorista novo ou experiente. 😉

Nem todo mundo é fã de estacionar o carro, especialmente na rua e em vagas mais apertadas, principalmente quando o assunto é estacionar na cidade de São Paulo, “a metrópole da falta de vagas”! Achar uma vaga aqui é quase uma arte!! Desabafos à parte, a realidade é que a famosa baliza é um movimento que exige prática para ser perfeita e, por vezes, parar o carro rente à calçada pode trazer um transtorno.

Encostar na guia, ou meio-fio, pode ir muito além de uma marca no pneu. Não podemos bobear que esbarra! Além da mancha, a roda pode arranhar ou até amassar. Os danos vão de riscos que prejudicam a durabilidade do pneu, passando pelo desbalanceamento do veículo até chegar à perda da roda. A falta de cuidados ao realizar uma baliza por exemplo, vezes pelo motorista desatento, pode acarretar em prejuízos muito maiores como danos à suspensão, motor, calotas, rodas, pneus, amargando prejuízo ao condutor. Portanto, tudo depende da maneira como se estaciona. Muitos motoristas tentam ser precisos demais, aproximando ao máximo as rodas da guia. Existe aquele motorista que peca por ser muito certinho, ele quer estacionar o mais perto possível do meio-fio, para evitar que o carro invada a pista e seja atingido por outro veículo que passa, quebrando o retrovisor, por exemplo. Em parte, ele tem razão, mas não precisa exagerar! Ao tentar aproximar do meio-fio, muitas vezes as rodas esbarram e ficam arranhadas ou amassadas. Se for roda de liga leve, o arranhão pode ser resolvido com polimento, mas se ocorrer uma batida pode provocar uma trinca interna e aí não há recuperação. Lembrem-se que não existe uma regra de estacionamento, mas saibam que uma distância mínima de cinco centímetros já é considerada suficiente.

Para não errar, na hora de entrar em uma vaga, vá com calma. Em baixa velocidade, você consegue observar a distância e não bater a roda na guia. Ajuste também corretamente o retrovisor, para ter mais noção do espaço. Veja mais dicas e orientações:

– Em estacionamentos em posição 90 graus, é preciso tomar muito cuidado para não avançar demais e encostar a frente no meio fio. A parte de baixo da carroceria, o para-choque e a saia protetora podem ser gravemente danificadas.

– Estacionar em vagas paralelas exige a famosa “baliza”, tão temida em cursos de autoescola. Mas depois que o motorista pega o jeito, o procedimento torna-se mais simples. Vamos a uma aulinha prática: para entrar corretamente, acione a seta com antecedência, pare paralelamente ao carro imediatamente à frente da vaga, deixando os para-choques traseiros alinhados. Vire todo o volante para o lado do meio-fio e dê a ré em baixa velocidade. Neste momento há diversas dicas para saber quando virar o volante para o outro lado e uma delas é quando você enxergar no retrovisor o farol dianteiro que estiver mais perto do meio-fio do automóvel de trás. Aí vire tudo para o outro lado e ajeite para entrar, sempre olhando para os espelhos.

– Outro erro muito comum cometido pelos desatentos é na hora de estacionar em ruas íngremes. Muitos tem o hábito de parar o carro deixando o pneu prensado contra o meio-fio. Tal procedimento faz com que as bandas de rodagem ou lateral fiquem deformadas, danificando a borracha e os talões do pneu. Em alguns casos, o pneu pode até furar ou estourar, conforme a pressão contra o meio-fio. Quando for estacionar em uma descida ou subida, o ideal é que se vire a roda para o meio-fio, sem deixar que o pneu fique encostado. Certifique-se de que o freio de estacionamento foi devidamente puxado e deixe o câmbio engrenado em primeira marcha. Vale lembrar que, se o carro estiver engrenado e for batido, alguns componentes da transmissão poderão ser danificados. Na dúvida, procure outro lugar para estacionar.

– E quando começa a escalar? Normalmente, quem sobe com o carro no meio-fio já está fazendo coisa errada, pois é proibido estacionar sobre a calçada. Mas em um caso excepcional, em que o motorista se vê obrigado a transpor o meio-fio, a melhor opção é que o faça com o carro em uma posição de 45 graus. Em vez de pressionar de uma só vez os dois pneus contra o meio-fio, o que poderia resultar em um estouro, o ideal é subir um de cada vez e o impacto vai ocorrer na região do ombro do pneumático, que é mais resistente. O mesmo vai acontecer com os pneus traseiros.

– Outra dica que vale lembrar e super importante é sobre respeitar as sinalizações. Após as dicas recebidas de como estacionar com segurança, como manobrar e seus cuidados, não se esqueça das sinalizações nas vagas de estacionamento. O Brasil conta com espaços exclusivos para idosos e deficientes físicos, que devem ser rigorosamente respeitados, sujeitos a multa e guincho. Atente-se também para os horários de permissão de estacionamento e às vagas temporárias, mediante o pagamento de taxas, como parquímetros, por exemplo.

Estacionar corretamente, evitando danos ao carro, é uma prática que vem com o tempo. Procure estar sempre atento. Focado, você vai se tornar cada vez mais um melhor motorista e evitará eventuais transtornos. Afinal, ter cuidados com o próprio carro nunca é demais! #FicaaDica

 
#AutoPeçasMolinaéEstacionarsemEsbarrar 😉