Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Leis, Mercado automotivo, Multas

Crianças no banco da frente? Saiba qual a idade mínima de acordo com a legislação de trânsito brasileira.

O motorista precisa estar atento à segurança das crianças, além de fazer o uso de equipamentos de segurança previstos na legislação de trânsito brasileira.

Ah, crianças! Nossas alegrias. Nossos pequenos tesouros! Pequenos tesouros muito curiosos, diga-se de passagem! 😂 As crianças estão sempre empolgadas para passar por novas experiências e são muito curiosas também quando o assunto é direção, por isso muitas vezes ver os pais viajando ou mesmo no dia a dia no banco da frente do carro desperta nelas a vontade de estar ali também.

Atualmente, passo por isso! (Quem vos escreve aqui, sofre viu! kkk) Todos os dias levo e busco meu filho na escola. Ele acabou de completar 4 anos. É uma criança esperta, ativa, falante e me enche de perguntas diariamente! E está frequente o pedido para sentar no banco da frente do nosso carro. Ele tenta me convencer insistentemente assim: “mamãe, vou no banco da frente com você, para você dirigir de um lado e eu do outro lado!”. Simples assim, não é mesmo minha gente! 😜 👶 Eventualmente este está sendo o momento mais aguardado por ele durante sua infância! Para ele, sentar-se na frente, me parece uma espécie de transição para uma maior maturidade.

Por mais que os pais queiram deixar a criança ter essa experiência, a idade mínima para que elas possam andar no banco da frente é determinada por lei, e não cumprir essa regra é uma infração passível de multa, segundo o Código Brasileiro de Trânsito. Além disso, obedecer a regra é uma questão de segurança, a fim de evitar que a criança seja colocada em risco excessivo em determinadas situações.

De acordo com o artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro, de 1997, estabelece que somente crianças com idade acima de 10 anos e que consigam firmar os pés no assoalho sentem no banco da frente, salvo as exceções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essas exceções incluem veículos que não têm banco traseiro, como caminhonetes e picapes. Caso a quantidade de crianças com idade inferior a 10 anos transportadas no banco traseiro seja superior à capacidade de ocupação do carro, nesse caso a criança que estiver com equipamento de segurança adequado, por exemplo, com o assento elevatório, é acomodada na frente, ou a criança de maior estatura.

O descumprimento do artigo 64 do Código Brasileiro de Trânsito leva a uma infração do tipo gravíssima. Isso significa que, além da multa monetário, pode-se recorrer a medidas de cunho administrativo, como a própria retenção do veículo, em casos extremos.

E quais são as regras para os bancos traseiros?

Para a utilização dos bancos traseiros, as regras são um pouco diferentes, variando de acordo com a idade da criança sendo transportada. Vamos lá:

Reforçando: toda criança com até 10 anos de idade precisa ser transportada no banco traseiro, usando o cinto de segurança. Quem tem até 7,5 anos de idade deve, obrigatoriamente, estar acomodado em equipamento adequado. O uso dos dispositivos de segurança, previsto na resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, visa reduzir o risco de lesão em casos de batida ou freada brusca repentina do veículo, pois limita o deslocamento do corpo da criança. De acordo com especialistas de trânsito de São Paulo, “o impacto de uma colisão contra um muro a 60 km/h, por exemplo, equivale à queda de um prédio de quatro andares; a chance de provocar fatalidade e lesões sérias para quem está sem equipamento de segurança é muito maior”. Confira os equipamentos de segurança para transporte de crianças nos veículos:

– Faixa etária de 0 a 12 meses: o equipamento necessário é bebê conforto ou conversível.
– Faixa etária de 1,1 a 4 anos: o equipamento necessário é a cadeirinha.
– Faixa etária de 4,1 a 7,5 anos: o equipamento necessário é o assento de elevação.
– Faixa etária de 7,6 a 10 anos: o equipamento necessário é o cinto individual de segurança do próprio banco traseiro.

Lembrando que estes equipamentos não abrangem transporte coletivo e táxis.

Entendido amigos? Admito que é bem difícil lidar com os pedidos da molecada. Então, o segredo é ter sempre um jogo aberto, explicar desde pequeno por que tem de usar os equipamentos de segurança. Nessas horas, o ideal é conscientizar nossos pequenos tesouros sobre a importância da medida de segurança e jamais cair nos seus caprichos!  #FicaaDica 😉 Segurança das crianças no trânsito é responsabilidade de todos!

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉