Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Peças

A cor da fumaça indica problemas no seu carro; entenda.

A cor da fumaça pode indicar que seu carro está com problemas. Entenda!

Onde há fumaça, há suspeita de que algo está errado. Tirando a fumaça branca que sai pela chaminé da Capela Sistina, pois é sinônimo de alvoroço para qualquer católico. Afinal, Habemus papa! Logo, nosso foco, é carro. Já se o cano de escape do seu carro estiver soltando alguma fumaça, batata! Saiba que algo está errado. 😬

Ver fumaça saindo do escapamento não é um bom sinal, uma vez que, pode representar prejuízo financeiro e dano ambiental. Através da cor é possível identificar onde está o problema.

Um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Ou seja, a fumaça do escapamento do seu carro é um bom indicador da saúde do motor. Um automóvel bem regulado executa uma queima adequada de ar e combustível, produzindo uma emissão bem filtrada e incolor.

Caso seu carro emita fumaça visível, atenção! Geralmente os carros com problemas apresentam fumaças de três cores. Vamos a elas:

– Fumaça cinza azulada:
A fumaça cinza azulada é uma fumaça que você não quer ver no seu carro! Essa cor representa um alerta grave. A fumaça cinza azulada é a mais preocupante, pois é sinal que seu carro está queimando lubrificante. A razão desse problema pode ser uma folga no motor provocada por retentores e juntas desgastadas. O problema pode estar ainda nos anéis dos pistões, que já não conseguem evitar que o óleo entre na câmara de combustão do motor. Portanto, fique atento! Essa fumaça é a mais perigosa! E suas causas podem levar à falta de lubrificante e consequentemente ao superaquecimento e fundição do motor.

– Fumaça preta:
Geralmente mais comuns e motores a diesel. A presença da fumaça preta indica que há uma queima de combustível no escapamento. Isto significa que seu carro está queimando mais combustível que o necessário. A causa pode ser um filtro de ar muito sujo, que impede a respiração do motor, ou um carburador mal regulado, ou problemas em alguma parte da injeção eletrônica. Entenda que esses problemas produzem um excessivo consumo de combustível, carbonização nas velas de ignição, além de poluir o ambiente e afetar o desempenho do veículo.

– Fumaça branca:
Em dias frios, quando você acaba de ligar o seu carro, ele pode emitir uma fumaça do escapamento branca inofensiva, é comum isso acontecer. Trata-se apenas do efeito do ar frio sendo condensado. Porém, uma fumaça branca persistente indica que o motor está fervendo água dentro da câmara de combustão juntamente com o ar e o combustível. A causa pode ser danos na junta do cabeçote. Outro sinal desse problema é a rápida diminuição do líquido de arrefecimento no reservatório. Verifique se o nível de água está baixando. Se a água sumir pelo sistema de arrefecimento e estiver saindo fumaça esbranquiçada, saiba que o cilindro está queimando água junto com a mistura. Atenção para não ficar sem o líquido de arrefecimento e sobreaquecer o motor!

Perceba sempre os sinais que seu carro passa a você. Fique atento, afinal, problemas inicialmente simples podem se converter em danos realmente graves e custosos.

Qualquer situação como estas indica que há problemas no motor. E tão importante quanto preservar o seu bolso fazendo a correta manutenção do seu carro é contribuir para um ar mais saudável, principalmente em grandes centros urbanos. #FicaaDica

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉