Curiosidades, Geral, Indústria Automobilística, Leis, Mercado automotivo, Peças

Conheça os diferentes tipos de placas de veículos e entenda o que elas significam

Você já viu algum veículo com a placa de carro de cor diferente daquela que está acostumado a ver pelas ruas? Afinal, o mais comum é avistarmos as costumeiras placas cinzas com letras e números pretos, certo!

 

As placas na cor cinza, com 3 letras e 4 números, foram adotadas em 1990, substituindo as antigas placas amarelas, que tinham 2 letras e 4 números. E o Estado do Paraná foi o primeiro a adotar esta nova regra das placas dos carros.

 

Aqui no Brasil, as cores das placas são regulamentadas por resoluções do Departamento Nacional de Trânsito, o DENATRAN, e servem para identificar os diversos tipos de veículos. Quando um veículo é vendido para outro estado, é trocada somente a plaqueta de identificação da cidade e estado, pois a placa em si é como uma identidade do veículo, ela não é mais trocada.

 

Em nosso país, também circulam carros com diversas outras cores em suas placas. Vamos conhecê-las e entender o que representam cada uma. Veja a seguir:

 

 

 

placa-preto-cinza-particularPlaca com texto preto e fundo cinza: esta é a placa mais comum, encontrada nos veículos particulares.

 

 

 

 

placa-branco-vermelho-aluguelPlaca com texto branco e fundo vermelho: esta é a placa usada em caminhões, ônibus e táxis. São os veículos de aluguel.

 

 

 

placa-vermelho-branco-aprendizadoPlaca com texto vermelho e fundo branco: esta placa é usada em veículos de autoescolas.

 

 

 

 

placa-branco-preto-colecaoPlaca com texto cinza e fundo preto: esta placa é usada em veículos de colecionadores, com mais de 30 anos e em excelente estado de conservação.

 

 

 

placa-preto-branco-oficialPlaca com texto preto e fundo branco: esta placa é usada em carros oficiais, ou seja, em carros do governo, polícias e Corpo de Bombeiros.

 

 

 

placa-branco-verde-testePlaca com texto branco e fundo verde: esta placa é usada em carros de testes em oficinas mecânicas ou concessionárias.

 

 

 

placa-branco-azul-diplomaticoPlaca com texto branco e fundo azul claro: esta placa é usada para Corpo Diplomático. Ela tem letras e números brancos em fundo azul, e difere das demais placas em circulação por apresentar somente duas letras.

 

 

 

placa-branco-azul-fabricantePlaca com texto branco e fundo azul escuro: esta placa é usada por montadoras para verificação de desempenho em carros em testes antes do lançamento. Elas tem letras e números brancos e fundo azul. Note que este tom de azul é mais forte que as placas do Corpo Diplomático.

 

 

placa-dourado-preto-governoPlaca com texto dourado e fundo preto: esta placa é usada por carros oficiais de governadores, prefeitos, presidente da Assembleia Legislativa, presidentes de Câmaras, presidentes de Tribunais e outros. O fundo é preto e os caracteres alfanuméricos dourados. As placas possuem o Brasão do Estado ou do Município coloridos.

 

 

 

Placa presidencial: esta placa com letras douradas com fundo verde e amarelo, em bronze, é utilizada somente pela Presidência da República, pela Vice-Presidência, pelos presidentes do Senado, pelos da Câmara, pelos ministros, pela Advocacia Geral da União e pela Procuradoria Geral.

 

 

 

 

 

 

 
#AutoPeçasMolinaÉCultura  😉