Dicas, Geral, Peças

A função de cada filtro: filtro de ar, de óleo e de combustível

Carro Troca de filtros automotores

A troca de filtros é um investimento com retorno garantido para a durabilidade e o bom funcionamento do seu carro.

Eles são descartáveis, baratos e de fácil substituição, mas nem por isso deixam de ser importantes. Os filtros de ar, de óleo e de combustível são peças fundamentais para o funcionamento do motor do seu carro. Tem o papel de evitar a entrada de impurezas. Para quem usa carro com ar condicionado, há ainda o filtro específico do ar.

São itens que devem ser verificados nas revisões periódicas. O período de troca depende de vários fatores como o local onde este veículo trafega, ou seja, se em situação urbana, rodoviária ou rural, mas sempre é indicado seguir a recomendação do fabricante.

Se você ainda fica confuso com os filtros, veja abaixo qual a função de cada um, quando em média devem ser trocados e quais os prejuízos para seu automóvel caso você não cumpra os prazos.

 

Filtro de ar
Filtro de ar

Filtro de ar:

– Tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela.

– O período de troca é de torno de 10 mil quilômetros, em média. Os filtros do ar não podem ser limpos com jato de ar, pois isso romperá os poros do meio filtrante.

– Poderão ocorrer aumentos súbitos no consumo de combustível. A peça retém as partículas contidas no ar aspirado pelo motor para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. O excesso de sujeira faz com que o propulsor tenha que fazer mais força para puxar o ar, elevando o consumo de combustível e permitindo a entrada de impurezas que atingem o motor. Além disso, o carro perde potência nas retomadas de velocidade.

 

Filtro de óleo
Filtro de óleo

Filtro de óleo: 

– São desenvolvidos para eliminar impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além de partículas derivadas da combustão. O contato das peças internas do motor como pistões, podem deixar impurezas. Essa é a importância do filtro.

– Até 10 anos atrás, falava-se que o filtro de óleo poderia ser trocado a cada duas ou três trocas de óleo. Muitas montadoras aconselham a troca do filtro sempre junto com o de óleo, geralmente entre 10 mil e 15 mil quilômetros.

– Filtro vencido vai deixar partículas para o motor que vão danificar peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. E, em casos extremos, podem fundir o motor.

 

Filtro de combustível
Filtro de combustível

Filtro de combustível: 

– É responsável por atacar as impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível queimar. Fica entre o tanque e o motor para evitar que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor.

– Em média é recomendada pelas montadoras a troca do filtro de combustível entre 10 mil e 15 mil quilômetros.

– Filtro de combustível vencido ou danificado pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores. Isso pode provocar falhas e afeta o rendimento.

 

Agora com todas essas dicas aproveite e confira nossos preços e condições de pagamentos destas peças, essenciais ao funcionamento do seu carro!