Acessórios, Dicas, Geral, Leis, Mercado automotivo, Peças

Como funcionam os cintos de segurança?

Quando pensamos a respeito, parece inacreditável! Como uma fita de pano pode fazer a diferença entre a vida e a morte? Vamos entender como o cinto de segurança age sobre nós.

 

 

Transporte as crianças com até dez anos de idade só no banco traseiro do veículo, e  acomodadas em dispositivo de retenção afixado ao cinto de segurança do veículo, adequado à sua estatura, peso e idade.
Transporte as crianças com até dez anos de idade só no banco traseiro do veículo, e acomodadas em dispositivo de retenção afixado ao cinto de segurança do veículo, adequado à sua estatura, peso e idade.

Pois bem, é um artigo de suma importância em um automóvel, aliás, uma das tecnologias mais importantes em qualquer carro.

 

Todo mundo já está careca de saber que precisa usar esse dispositivo de segurança, mas não custa reforçar!

 

Vamos lá: Cinto de segurança, porque devo usar? Além da exigência ( CTB – Lei no 9.503 de 23 de Setembro de 1997), o cinto de segurança é um equipamento que tem a finalidade de proteger os ocupantes de um veículo em caso de acidente.

 

Basicamente funciona assim: o modelo mais simples de cinto trava não só quando o carro leva um tranco poderoso, como também em freadas menos bruscas. Isso acontece, porque passa a existir algum tipo de abalo pela parte do cinto que a gente não vê, ou seja, aquela parte que fica enrolada como um carretel nas laterais do carro, perto da parte inferior das portas. Quando isso ocorre, a freada faz acionar um pino, que por sua vez dispara o sistema de travamento, brecando o cinto. Entenda que esse tranco, o impacto que acontece em acidentes, por exemplo, pode até nos machucar, mas você tem muito mais chance de sair vivo!

 

 

 

Veremos a seguir alguns motivos para usar o cinto de segurança – curiosidades e recomendações:

 

 

– O cinto dá firmeza, mantém o motorista na posição correta de dirigir e ameniza o cansaço na direção;

 

– A probabilidade de sobrevivência com o cinto é 5 vezes maior do que sem ele, em caso de acidentes;

 

– Deve-se habituar as crianças a usarem o cinto. Os bons hábitos devem começar na infância. Sempre!;

 

– Mesmo para pequenas distâncias, devemos usar o cinto sempre. Imprevistos não tem hora e nem data marcada!;

 

– É importante exigir que todos os passageiros do carro, inclusive aqueles que viajam no banco traseiro, usem o cinto de segurança. O condutor é responsável pela segurança de todos;

 

– O uso do cinto reduz em 40% os riscos de morte e lesões graves em acidentes de trânsito.

 

 

 
ATENÇÃO: Segundo especialistas, 8 em cada 10 pessoas que não usavam o cinto de segurança morreram em acidentes com pelo menos um dos veículos a menos de 20 km/h. Então não esqueça: Para um longo percurso rodoviário ou para percorrer apenas uma quadra dentro da cidade…

 

 

USE O CINTO DE SEGURANÇA!!!