Geral, Mercado automotivo

Brasil “ganha” 3 milhões de carros nas ruas em 2013

Só no mês de outubro, foram emplacados mais de 300 mil veículos no Brasil.

A Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) divulgou relatório sobre o número de veículos vendidos em outubro e o consolidado do ano.

O setor apresentou uma boa reação: em relação a setembro, houve um aumento de mais de 6% nas vendas e emplacamentos. Entre os dias 1 e 30, foram emplacados 313 mil veículos comerciais e leves. Se comparado ao ano passado, ocorreu uma queda de 4%.

Se compararmos os dez primeiros meses de 2012 com 2013, uma leve queda se confirmou: 1,4%. Porém o número de 3 milhões de emplacamentos é o número “mágico” esperado pela indústria automobilística. O objetivo real era quebrar o recorde, mas provavelmente isso não acontecerá neste ano.

“O segundo semestre de 2012 foi atípico, o que distorce a comparação com igual período de 2013. Mas a perspectiva de retomada do IPI, no início de 2014, nos indica que haverá aquecimento nas vendas de automóveis e comerciais leves nos dois últimos meses deste ano”, disse Flavio Meneghett, presidente da Fenabrave.