Aplicativos, App, Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Mobile, Tecnologia

Aplicativo: CNH Digital vai permitir pagamento de multa com 40% de desconto

O aplicativo CNH Digital passa a integrar o Serviço de Notificação Eletrônica (SNE) e já pode ser atualizado nas plataformas Android e iOS.

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), conhecido como CNH Digital, possui novidades. Através do anúncio feito pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a plataforma digital que reúne as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do certificado de registro do veículo (CRLV), vai oferecer a opção de o motorista pagar todos os tipos de multas de trânsito de forma eletrônica e com desconto de 40% a partir do app instalado no smartphone.

Isso vai acontecer porque o aplicativo da Carteira de Habilitação Digital, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), vai incorporar outro programa, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), também criado pelo Serpro, e usado para receber, acompanhar e pagar as multas de forma eletrônica.

O SNE foi criado em 2016, e continuará a ser usado, por enquanto, para empresas que gerenciam as multas de suas frotas. O Serpro não informou qual a previsão de migração para o aplicativo Carteira Digital de Trânsito neste caso.

Aplicativo da CNH digital vai permitir pagamento de multa com 40% de desconto

O novo recurso foi anunciado no webinar “Denatran Digital ‒ Inovações para o Cidadão”. Um evento virtual que fez parte da programação da Semana Nacional de Trânsito.

“A transformação digital caminha lado a lado com a segurança e o intuito de facilitar a vida do cidadão. Temos outros nove serviços para agregar na CDT, sendo um deles o SNE. Com essa fusão, o cidadão poderá, dentro de um único aplicativo, resolver inúmeros serviços burocráticos de trânsito”, afirmou o diretor-Geral do Denatran, Frederico Carneiro.

Atualmente, o SNE pode processar multas de órgãos de trânsito federais (DNIT, PRF e ANTT), 15 Detrans estaduais e mais de 80 órgãos municipais.

Como obter descontos em multas com a CNH digital

Neste primeiro momento, somente pessoas físicas poderão quitar débitos pelo aplicativo da CDT. Para passar a receber as multas eletronicamente, basta baixar o aplicativo e se cadastrar. Já as pessoas jurídicas terão de continuar a usar o site do SNE para gerenciar as infrações de sua frota de veículos.

Para ter direito aos 40% de desconto no pagamento da multa, o usuário deverá reconhecer a infração e abrir mão de entrar com recurso administrativo. O desconto corresponde justamente ao valor economizado com custos administrativos, de impressão e envio pelos Correios.

Também é possível utilizar o sistema pelo computador por meio do Portal de Serviços do Denatran.

Passo a passo

Os condutores já cadastrados no SNE e na CDT apenas precisarão atualizar o aplicativo da carteira digital. Os novos serviços estarão disponíveis no menu de opções, na aba preferências. Novos usuários devem passar pelo mesmo processo, com a diferença de que a adesão será feita no momento que o condutor conceder permissão no aplicativo.

É, minha gente… Boas notícias chegam tarde, mas não falham. Tempos modernos e tecnológicos. Vamos aproveitar!

Leia mais:
Parabéns à Auto Peças Molina pelos seus 28 anos de existência
Cinto de segurança: Takata é novamente investigada
Honda Civic: sedã médio pode deixar de ser produzido no Brasil
Precisando de peça automotiva? Acesse nossa loja virtual.