Curiosidades, Dicas, Geral, Mercado automotivo, Multas

Aplicativo ajudará o motorista a evitar multas de rodízio

A cidade de São Paulo é uma das maiores da América Latina. O tráfego de veículos está cada vez mais intenso e por isso, há alguns bons anos, foi criado o rodízio de carros.  Resumindo, o sistema de rodízio na cidade de São Paulo funciona somente nos dias de semana e em dois períodos: das 7h às 10h e das 17h às 20h, sendo que nesses horários determinados veículos não podem trafegar em uma determinada área de abrangência. Assim, nas segundas-feiras, está restrita a circulação de veículos que tenham placas que terminem com os números 1 e 2; na terça, 3 e 4; na quarta, 5 e 6; na quinta 7 e 8; e na sexta não podem transitar os veículos que tenham placa com finais 9 e 0. Disso estamos carecas de saber!!

 

Waze ajuda a evitar o rodízio de carros.
Waze ajuda a evitar o rodízio de carros.

E não é por toda a cidade que isso acontece, estando na área de abrangência da lei do rodízio o chamado Mini Anel Viário, onde estão incluídas as marginais Tietê e Pinheiros, a Av. dos Bandeirantes, o Complexo Viário Maria Maluf, a Av. Tancredo Neves, Av. Juntas Provisórias, Av. Luís Inácio de Anhaia Melo e Av. Salim Farah Maluf. Por outro lado, nos feriados, férias escolares e em caso de calamidades a lei do rodízio de veículos é suspensa. Mas nem sempre isso acontece e os motoristas da capital paulistana devem estar sempre atentos aos boletins que a CET geralmente informa.

 

Mas nem tudo é escuridão! rs Pois o Waze, nos deu uma solução um tanto interessante nos dias de rodízio dos nossos carros. Como todos sabem, o Waze é um aplicativo de navegação de GPS 100% móvel, onde muitos usuários o identifica como uma mistura de rede social e GPS, e também é descrito por sua comunidade por ser um app que “combate o tráfego”.

 

Muito bem! Pois nesta segunda feira, (10), O Waze adicionou em seus apps para Android e iOS, um novo recurso para ajudar os motoristas da cidade de São Paulo a não esquecer do rodízio de carros. Através desta nova ferramenta, os motoristas/usuários são conduzidos por caminhos fora da zona de restrição nos dias de rodízio dos veículos, não havendo a necessidade do motorista saber quais são as ruas em que ele pode ou não dirigir. Fantástico!! 😉

 

E é muito fácil usar esta novidade: basta o usuário cadastrar os 2 (dois) últimos dígitos da placa do seu carro, acessando o ícone de configurações do app – Menu> Configurações> Navegação> Restrição veicular na via. Assim, o motorista será guiado pelo sistema do aplicativo baseado na política de rodízio veicular da cidade. Entendeu? Simples assim: o aplicativo irá calcular a rota mais rápida evitando a zona de restrição. Este tipo de ajuda já existe em alguns lugares do mundo, como por exemplo, em Paris. Porém a cidade de São Paulo é a primeira do mundo a receber essa tecnologia de “cálculo de rotas personalizadas” em dias de restrição.

 

E essa conquista se deve às muitas solicitações feitas pelos usuários do aplicativo em julho do ano passado, no fórum do Waze. Parabéns comunidade linda do Waze! 😉

 

A nova ferramenta nos indicará quando entrarmos em vias proibidas por rodízio e nos ajudará muito a evitar as multas!

 

#AutoPecasMolinaéNovidade 😉