Aplicativos, Dicas, Geral, Mercado automotivo

Que tal escolher seu próximo carro pelo seu smartphone?

Viaje com segurança! Viaje com segurança!

Android ou ISO? Microsoft, Apple e Google disputam espaço no painel dos carros com seus sistemas.

 

 

O carro conectado é a próxima revolução de conectividade.
O carro conectado é a próxima revolução de conectividade.

Que tal acreditar, num futuro bem próximo, que alguém irá escolher um carro pensando no smartphone que tem? Pois é, além das escolhas como marca, cor, tamanho e beleza do possante, tem mais essa. Portanto, vamos nos preparando, pois teremos mais esse trabalhinho pela frente.

As gigantes da tecnologia anunciaram suas versões de software para serem usados em carros. A disputa pelo melhor e mais apropriado sistema é de “gente grande”, entre as poderosas Microsoft, o Google e a Apple.

A Microsoft já é pioneira no assunto e fornece soluçoes para carros há algum tempo. Como por exemplo, citamos o software Sync, da parceria com a Ford, que já é usado em seus carros.

Agora o ganho por mais essa fatia do mercado de tecnologia é com a entrada do Google com o sistema “Android Auto” e a Apple com o “CarPlay”. A ideia desses programas é levar tecnologias que fazem parte de smartphones e tablets para um visor localizado no painel do carro, possibilitando das ordens (com comando de voz), acessar mapas, fazer ligações, acessar mensagens de textos e redes sociais, e a tendência é sempre a melhora desses sistemas.

O CarPlay foi lançado em março deste ano pela Apple, agora no final de junho o Google mostrou sua versão. Geralmente, para a conexão destes serviços usa-se um cabo Lightning conectando Iphones e IOS. Não muito diferente, a proposta do Google é a entrada de um cabo MicroUSB, saindo o cabo Lightning, também sai os comandos de voz da Siri e entra o comando de voz do Google Now, entre outros. Este sistema está prometido para os carros no início de 2015, sendo que o sistema CarPlay, da Apple, já deve ser lançado em alguns carros ainda em 2014.

Pois bem, este “novo e velho mundo” da tecnologia, do acesso sem fio, é mesmo incrível! Somos atraídos por todo tipo de máquinas, sejam computadores, smartphones, tablets, e as possibilidades de ficarmos ainda mais conectados só cresce. Para os fabricantes, acho que é hora de repensar sobre mais essa possibilidade de escolha em um possante… Rá!

Para muitos de nós, meros motoristas, ainda temos um carro como uma “caixa fechada”. Mas o “carro conectado” é a próxima revolução de conectividade. É a inteligência chegando no seu próprio carro em futuro próximo!