App, Dicas, Geral, Tecnologia

Alerta Anticolisão visa a prevenção de acidentes através da câmera do celular

O Alerta Anticolisão usa a câmera do celular apontada para o para-brisa e inteligência artificial para evitar acidentes

Uma nova proposta em prol de um trânsito mais seguro está circulando pelas redes sociais com a hashtag #alertaanticolisãoAllianz.

A Ogilvy Brasil, uma das agências de marketing mais premiadas do mundo, e a D2G Tecnologia desenvolveram uma aplicação de inteligência artificial, o “Alerta Anticolisão” para veículos, em parceria com a Allianz Seguros e o Movimento Maio Amarelo.

Esse sistema funciona usando a câmera do celular do motorista e inteligência artificial para monitorar o trânsito à frente e avisar sobre a proximidade de carros e outros veículos. Assim, o aparelho celular deixa de ser um mero acessório, deixa de ser uma distração, e passa a ser um assistente. Ou seja, ativando o sistema “Alerta Anticolisão”, o aparelho celular ajuda a prevenir acidentes frontais.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, o celular já é a segunda maior causa de acidentes no Brasil e dois segundos de distração são suficientes para um sinistro. E, diante desses dados, com o objetivo central de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a parceria destas empresas pode nos mostrar o quão importante são os estudos e investimentos em segurança e prevenção de acidentes, principalmente os acidentes frontais. Aliás, segundo também o Observatório Nacional de Segurança Viária, a colisão frontal, comum em vias de pista única, produz o maior número de fatalidades, uma vez que no momento do impacto somam-se as velocidades dos dois veículos.

O aplicativo é acessado pela internet, mas não gasta dados do plano celular do usuário. Acessando o endereço do programa, o motorista deve posicionar o celular na vertical para que a câmera do aparelho enquadre o para-brisa corretamente de acordo com as indicações dadas. É necessário que o celular esteja preso num suporte e ligado o tempo todo enquanto o sistema Alerta Anticolisão estiver ativo.

Desta forma, a câmera do celular começa a rastrear os objetos à frente, por meio de ferramenta de inteligência artificial, especialmente preparada para essa ação. Sempre que o carro se aproximar demais do da frente, o aplicativo emitirá mensagens de perigo para alertar o motorista. O uso é livre e totalmente gratuito. Também não há necessidade de baixar nenhum programa para a memória do aparelho celular.

É muito importante frisar que o uso do sistema “Alerta Anticolisão” não substitui a atenção necessária durante a direção. E a aplicação somente deve ser ativada com o carro parado! Uma outra orientação dada antes de iniciar a aplicação é sobre seu uso, ou seja, o uso exclusivo é em perímetro urbano com velocidade média de 60km/h. O Alerta Anticolisão pode ser usado em aparelhos com sistema Android. Infelizmente, não compatível com aparelhos IOS.

Assista o vídeo e veja como o sistema funciona:

Ficou interessado? Acesse o site e saiba mais. 📲🚗👈

#AutoPeçasMolina é informação! 😉