Acessórios, Dicas, Feiras e Exposições, Geral, Indústria Automobilística, Lançamentos, Mercado automotivo

A realidade dos carros que estacionam sozinhos

Diferenças entre o câmbio automático e automatizado. Diferenças entre o câmbio automático e automatizado.

Para a galera que tem dificuldade de estacionar seus carros, que sente aquele estresse ao fazer uma baliza, que não tem noção de espaço e até desiste da vaga porque sabe que não vai conseguir, calma!! Há uma luz no final do túnel!

Fazer baliza é frequentemente a parte mais temida do exame para tirar a carteira de motorista, e não dá para fugir disso, pois é algo que todo mundo terá de fazer em algum momento. É também uma provação para muitos motoristas, mas com as vagas para estacionamento limitadas das grandes cidades, espremer seu carro em uma vaga minúscula é uma importante habilidade. Sabemos que, geralmente, não é uma tarefa fácil, e pode levar a engarrafamentos, nervos em frangalhos, com até para-lamas amassados. Estacionar um carro pode ser algo bem simples para as pessoas mais experientes no volante, mas bem complicado para quem está começando ou sente aquele medo. Manobrar um carro na hora de estacioná-lo é algo que necessita muita atenção e um pouco de prática para que não saia nada errado. Se você tem algumas dificuldades em relação a estacionar carros, e um futuro “dim dim” disponível, este é um assunto bem interessante. Vamos sonhar um pouco mais com essa realidade…

Podemos dizer que a salvação chegou! Felizmente, a tecnologia automotiva é voraz! E a realidade dos carros que estacionam sozinhos estão chegando cada vez mais no mercado. Imagine encontrar o lugar perfeito para estacionar, mas em vez de lutar para manobrar seu carro de um lado para outro, você simplesmente aperta um botão, se encosta no banco e relaxa. Ah, Deus existe! rs Os fabricantes de automóveis estão começando a colocar no mercado carros que estacionam sozinhos porque perceberam uma demanda dos consumidores.

Agora, muitos carros devem invejar o currículo de um BMW. Estacionar o carro sem estar dentro dele será possível para a nova geração do BMW Série 7, cujo lançamento mundial ocorrerá neste mês de setembro, e em seguida, o carro chegará às concessionárias dos Estados Unidos e da Europa. No Brasil, a provável estreia será no primeiro semestre de 2016.

No sedã de luxo, o motorista pode abandonar o volante e parar o carro por meio de comandos aplicados na chave de ignição. Este equipamento, aliás, é multifuncional. Remotamente, é possível também acionar o sistema de ar-condicionado e visualizar a quantidade de combustível no tanque, por exemplo. No entanto, por ora a função de estacionamento é bastante ainda restrita, já que só é possível movimentar, por meio da chave, o carro para frente e para trás. Por isso, a tecnologia neste momento só é útil para vagas apertadas, destas em que não dá para descer do carro após o fim da manobra. Porém, as funções serão expandidas gradativamente.

A ideia é que, em breve, o carro possa executar, sem ninguém dentro dele, manobras de estacionamento em vagas a 90º e também balizas. Algo como o que já é feito hoje pelos modelos da linha Focus. Nos Ford, porém, a presença do motorista é necessária, já que ele tem de acionar o câmbio e os freios conforme recomendação do sistema. No BMW, não. Esses recursos funcionam de maneira autônoma.

Toyota Prius
Toyota Prius

Há alguns meses atrás, foi testado um sistema de estacionamento remoto em uma demonstração de tecnologias da Audi. Sem ninguém dentro, o carro foi capaz de executar uma manobra de estacionamento a 90º. Por meio de um tablet, um engenheiro da sistemista apenas apertou um botão para que a manobra tivesse início. E, segundo ele, o sistema está pronto. Deve estrear comercialmente no ano que vem. O estacionamento remoto, aliás, é uma das premissas para a consolidação do carro autônomo. Outro exemplo pesquisado é no Toyota Prius britânico, nele há uma grande tela de computador instalada no painel de instrumentos que fornece notificações ao motorista, do tipo: quando parar, quando selecionar a marcha à ré e quando liberar o freio levemente para mover o carro para o interior da vaga de estacionamento.

Por fim, para você, amigo motorista, que ainda não possui esta tecnologia em seu possante, ou aquele que precisa praticar mais a baliza, continue mantendo a calma e respire para fazer tudo direitinho, pois com qualquer errinho, por menor que seja, você pode errar a manobra e bater o carro… #FicaaDica

#AutoPeçasMolinaÉInformação 😉