Geral

Diesel para carros de passeio no Brasil

Projeto de lei de senador alagoano quer liberar diesel para carros de passeio, incentivando o desenvolvimento do biodiesel no Brasil.

 

 

O óleo diesel é constituído basicamente por hidrocarbonetos – átomos de hidrogênio e carbono – é um combustível fóssil obtido através da destilação do petróleo. Essa substância se encontra no estado físico líquido, com coloração amarelada, odor característico, além de apresentar baixo teor tóxico e ser pouco inflamável.

 

Uma breve história sobre o óleo diesel…
Esse combustível recebeu esse nome como uma homenagem ao engenheiro alemão Rudolf Diesel, que, em 1895, desenvolveu um motor movido a óleo de amendoim (biodiesel). Porém, o petróleo passou a ser a principal matéria-prima na produção do óleo diesel, visto que esse material apresenta maior potencial energético. O óleo diesel, após ser processado, é empregado como combustível para motores do ciclo diesel, em especial nos caminhões, ônibus, pequenas embarcações marítimas, tratores, locomotivas, máquinas industriais, etc. No Brasil, a Petróleo Brasil S/A (Petrobrás) é a principal responsável pela produção e distribuição de óleo diesel e, visando aumentar a qualidade do produto, a empresa desenvolveu o Programa de Evolução da Qualidade do Óleo Diesel, resultando na diminuição da emissão de poluentes e na maior eficiência do combustível.

 

Projeto de lei quer liberar diesel para carros de passeio.
Projeto de lei quer liberar diesel para carros de passeio.

No exterior, o motor a diesel equipa desde veículos básicos até os mais luxuosos. Já no Brasil, é proibido o uso dos motores diesel em veículos de passeio desde 1976. Segundo as autoridades, a restrição aos motores a diesel para os carros de passeio está relacionada à grande demanda de consumo apresentada pelo setor de transporte de cargas. Até então, somos o único país do mundo com essa proibição.

 

No entanto, um projeto de lei, de autoria do senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, pretende mudar esse panorama, que visa derrubar a portaria 23/1994 do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC), que veta o uso do diesel em carros de passeio e o libera apenas para os de transporte coletivo, carga ou off-road com capacidade acima de 1.000 kg.

 

Como incentivo, no texto abordado pelo senador, informa sobre as vantagens dos motores a diesel, devido os avanços tecnológicos dos últimos anos em relação aos motores mais econômicos, silenciosos e menos poluentes. Como também alavancaria o desenvolvimento do biodiesel criado a partir de óleos vegetais – como a mamona – assim, reduzindo a dependência do petróleo no País.

 

Aguardemos!

 

 

#AutoPeçasMolinaéInformação 😉