Ferramentas e equipamentos essenciais para se ter no carro

Ferramentas e equipamentos essenciais para se ter no carro

Saiba quais são as ferramentas e acessórios essenciais para uma caixa de ferramentas para carros

Eu dirijo. Você dirige. Nós dirigimos! Quem dirige sabe que pelo caminho é possível encontrar diversos imprevistos. Portanto, algumas ferramentas e acessórios não podem ser esquecidos ou deixados para trás. Os equipamentos, ferramentas de segurança ou acessórios podem ser seus grandes aliados, como por exemplo, quando o pneu furar em uma estrada ou quando alguma falha mecânica simples acontecer.

Contudo, no mundo moderno em que vivemos hoje, muitos acreditam que a única coisa necessária é o celular e o telefone da seguradora. Mas pode ser que você não tenha seguro ou que não possa esperar pelo guincho. Então…

Desta forma, relacionamos uma lista de itens que podem ajudá-lo a sair de situações complicadas. Engana-se quem pensa que pneu furado é o único contratempo dos motoristas. Dependendo do item é sempre bom ter à mão, outros só em viagens. Enfim, esses itens poderão salvar o seu dia, sem muitas dores de cabeça! Veja a seguir:

Ferramentas e acessórios essenciais para quem dirige

1 – Chaves:

Entre as ferramentas essenciais para quem dirige, você vai precisar de muitas chaves, então é melhor tê-las por perto! Chave de roda (para troca de pneus), chave Phillips e chave de fenda (para pequenos consertos em diversos dispositivos, e que merecem destaque!) são algumas das principais que é sempre bom ter. Porém, como cada veículo tem parafusos de tamanhos diferentes, a dica é checar no manual do proprietário os tipos de parafuso mais comuns no carro e ter opções que se adequem às possíveis necessidades.

2 – Triângulo de sinalização:

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o triângulo de sinalização é um item obrigatório para evitar acidentes. Ele tem a função de alertar os outros condutores de que há um carro parado à frente e deve ser usado quando o veículo estiver impossibilitado de andar, seja por um pneu furado ou por problemas no motor.

Além de obrigatório, é um dos itens essenciais do seu “kit de ferramentas veiculares”. Com o pisca alerta ligado e o triângulo colocado, no mínimo 30 metros do carro, você aumenta a segurança do seu carro, a sua segurança e a dos seus passageiros, permitindo que outros motoristas vejam que vocês estão ali e tenham tempo de desviarem do seu carro.

3 – Pneu reserva e macaco hidráulico:

O pneu reserva, chamado popularmente no Brasil de estepe, é o pneu sobressalente que os automóveis possuem obrigatoriamente como item de segurança. Geralmente, se você não estiver munido de um estepe, não vai adiantar ter ferramenta alguma. O pneu reserva deve estar sempre averiguado, constatando se não está furado, careca, com rachaduras ou demais problemas. E assim como o estepe, o macaco hidráulico é extremamente importante ter sempre à mão, pois é o item que vai suspender o veículo caso haja necessidade de trocar os pneus.

Dica importante: Na hora de comprar o macaco hidráulico, lembre-se de pesquisar o ideal para o seu carro, pois hoje é possível encontrar uma grande variedade de modelos no mercado.

4 – Lanternas:

Uma lanterna é essencial numa caixa de ferramentas para carros. Se você estiver em um lugar escuro ou precisar procurar objetos dentro do carro à noite, a lanterna será uma ferramenta valiosa. Por isso, escolha um modelo prático e garanta que ele sempre esteja carregado ou com pilhas novas.

5 – Luvas de proteção:

Segurança e limpeza são primordiais. Tenha sempre no carro uma luva grossa e resistente ao calor, pois alguns reparos precisam ser feitos quando o carro ainda está quente. Desta forma, evitamos queimaduras e manchas que podem ser difíceis de remover, e para tal há luvas específicas para trabalhos mais pesados, por isso é importante usar uma proteção para as mãos.

6 – Medidor de pressão:

O medidor de pressão também é um item essencial para quem dirige. Esta ferramenta permite que o motorista se certifique de como está o nível de óleo e também se a roda está vazia.

7 – Lubrificantes:

Esse item pode ajudar na hora de lubrificar parafusos e porcas para que elas cedam mais facilmente. Por isso, mantenha um lubrificante em spray na sua caixa de ferramentas e trabalhe de forma mais fácil.

8 – Cabo de transmissão:

Este equipamento ou ferramenta é o símbolo do companheirismo entre condutores. Deu problema na bateria e não tem um cabo de transmissão? Vish! 😫 Para realizar a famosa “chupeta de carro” é preciso um cabo auxiliar de partida. Portanto, tenha sempre um cabo de transmissão à disposição, nunca se sabe quando você ou um amigo precisarão dele.

9 – Componentes elétricos – fusíveis e lâmpadas:

Alguns equipamentos elétricos de um automóvel, como as travas, podem deixar de funcionar sem motivo aparente. Se isso acontecer, vale dar uma olhada na caixa de fusíveis e, por isso, é bom sempre carregar alguns sobressalentes. Mas só se você souber de que tipo eles são e respeitar a amperagem. Se há um fusível queimado, pode ser sinal de sobrecarga. Cuidado! Tem quem troque fusíveis de 5 amperes por outros de 10. Se o problema for sério, você pode queimar os elementos que o fusível protege e até danificar o chicote. Andar com um kit de lâmpadas extras, como por exemplo, lâmpadas para farol, lanternas e piscas, além de ajudar na segurança, evita multas.

10 – Extintor de incêndio:

O extintor de incêndio pode não ter muita importância, mas ele é mais necessário quanto aparenta ser. O extintor de incêndio veicular pode te salvar em casos de pequenos incêndios internos que se propagam rapidamente no carro. Atenção: é importante sempre verificar sua data de validade. Caso já tenha vencido, você deve realizar a troca imediatamente pois, além de perigoso, dirigir com extintor de incêndio vencido é considerado uma infração grave, gerando multa e pontuação na carteira de motorista.

Bom, dicas finalizadas. 🙂 Caso queira uma caixa de ferramentas para carro mais completa, lembre-se que aumenta também o volume e o peso a transportar. Agora, prepare seu kit de ferramentas! E se precisar de alguma peça ou produtos para seu carro, ligue para a Auto Peças Molina no telefone (11) 2014 8640 ou acesse nossa loja online.

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉