Curiosidades, Geral

30% de carros zero km sofre reparo e o comprador não sabe

Você compra um carro 0 KM, muitas vezes, porque não quer ter dores de cabeça com reparos mecânicos, de pintura ou estofamento com um carro usado ou semi-novo, correto? Mas o carro zero que você compra pode não ser tão “virgem” quanto você pensa, isso porque três em cada dez carros novos sofrem reparos por colisões leves e, em alguns casos, até mais graves.

 

Cegonha acidente1Os acidentes são frequentes durante o transporte e essa afirmação é feita por motoristas de carretas do tipo cegonha e por vendedores e comerciantes de veículos. Eles podem acontecer em manobras nas próprias concessionárias ou durante o carregamento na fábrica para as lojas.

 

Para evitar comprar um carro zero km que já tenha sido reparado ou teve sua pintura retocada é importante desconfiar sempre e não “baixar a guarda”. O melhor é conferir todo o estado da pintura e funilaria do veículo checando se a cor é uniforme, se não há diferença na tonalidade entre peças distintas ou até mesmo em uma única peça. Para isso, é importante avaliar o carro sobre a luz do sol, do lado externo e não no interior da loja pois as lâmpadas não reproduzem fielmente alguns defeitos na pintura caso eles existam.

 

Também é importante observar se não há pequenos vestígios de tinta em vedações de portas e vidros, maçanetas, borrachões e borrachas das tampas traseira e dianteira. Se houver respingos ou manchas de limpeza evidentes, a possibilidade de o veículo ter tido um retoque em sua pintura é enorme.

 

Outro detalhe importante; confira se os parafusos do capô, do bagageiro e portas estão bem apertados e se não há sinal de reaperto. Se houver, é porque ocorreu o desmonte de componentes.